4 de out de 2008

COMO ELABORAR UM PPRA

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS
AMBIENTAIS - PPRA


INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO




APRESENTAÇÃO

O programa PPRA está estruturado em 4 (quatro) fases principais:

· 1º FASE : Identificação e reconhecimento dos riscos (Documento-base);
· 2º FASE : Avaliação quantitativa de exposição;
· 3º FASE : Medidas de controle propostas;
· 4º FASE : Monitoramento da exposição aos riscos ambientais e
avaliação da eficácia das medidas de controle implantadas.

Obs.: Cada FASE é constituída por um checklist e um texto para relatório.



· 1º FASE - ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO-BASE

1. Clique em CHECKLIST I - PPRA e abra o arquivo;

2. Imprima o CHECKLIST I – PPRA (19 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;

4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA-DOC.BASE para abrir o arquivo;

5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do documento-base. Preencha todos os campos.

ATENÇÃO!

a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;

6. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS

Nesta seção do documento-base são oferecidas duas opções de redação:

a. no ambiente avaliado não existe aquele tipo de risco;
b. foi encontrado aquele tipo de risco no ambiente de trabalho avaliado.

OBS.: I. Se você fizer a opção “a”, selecione e delete o texto alternativo,
deletando inclusive as informações complementares sobre as
fontes de risco e a relação de postos de trabalho com exposição;

II. Se você fizer a opção “b”, selecione e delete a alternativa “a”.
Não esqueça de preencher as informações sobre as fontes
geradoras de risco, tipo de exposição e a relação de postos
de trabalho com exposição ao agente, entre outros dados.

7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.

8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.

9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha
· 2º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE EXPOSIÇÃO

1. Clique em CHECKLIST II - PPRA e abra o arquivo;

2. Imprima o CHECKLIST II – PPRA (09 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;

4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL II para abrir o arquivo;

5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do relatório. Preencha todos os campos.

ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;

6. CONCLUSÕES DO RELATÓRIO

Nesta seção do Relatório de Avaliação Quantitativa de Exposição são oferecidas duas opções de redação:

a. nos postos de trabalho analisados não foram ultrapassados os
Limites de Tolerância para aquele tipo de risco;
b. foram ultrapassados os Limites de Tolerância para aquele tipo de risco em alguns postos de trabalho analisados.

OBS.: I. Se você fizer a opção “a”, selecione e delete o texto alternativo,
deletando inclusive as informações complementares sobre as
fontes de risco e a relação de postos de trabalho com exposição;
II. Se você fizer a opção “b”, selecione e delete a alternativa “a”.
Não esqueça de preencher as informações sobre as fontes
geradoras de risco, tipo de exposição e a relação de postos
de trabalho com exposição ao agente, entre outros dados.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.

8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.

9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.


· 3º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS

1. Clique em CHECKLIST III - PPRA e abra o arquivo;

2. Imprima o CHECKLIST III – PPRA (25 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;

4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL III para abrir o arquivo;

5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do relatório. Preencha todos os campos.

ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. MEDIDAS DE CONTROLE: ALTERNATIVAS DE CORREÇÃO

Nesta seção do Relatório são oferecidas diversas alternativas para eliminação e/ou atenuação da exposição aos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho analisado. Escolha as alternativas viáveis e negocie com a empresa o prazo para a sua implantação.
* Obs.: Selecione com o mouse e delete as alternativas inviáveis.

7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.

8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.

9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.



· 4º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DAS MEDIDAS DE CONTROLE IMPLANTADAS

1. Clique em CHECKLIST IV - PPRA e abra o arquivo;

2. Imprima o CHECKLIST IV – PPRA (22 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;

4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL IV para abrir o arquivo;

5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada
campo do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!

a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;


6. MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS

Nesta seção do Relatório analise quais as medidas propostas foram realmente implantadas e avalie sua eficácia em eliminar e/ou atenuar a exposição aos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho analisado.
· Obs.: Negocie com a empresa, se necessário, novos prazos para
regularização das condições ainda insatisfatórias.


7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.

8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.

9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;

10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.


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