4 de out. de 2008
O QUE É PPRA?
Segurança e Saúde no Trabalho
1) Afinal, o que é PPRA ?R: PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras da CLT (NR-9), sendo a sua redação dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.2) Qual o objetivo do PPRA ?R: Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.3) Quais são os riscos ambientais ?R: Para efeitos do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.4) Na prática, que agentes de riscos são esses ?R: Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes.Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratória, através da pele ou por ingestão.Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.5) Quem está obrigado a fazer o PPRA ?R: A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PPRA, cada um com sua característica e complexidade diferentes.6) Quem deve elaborar o PPRA ?R: A princípio o próprio Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT da empresa ou instituição. Caso o empregador esteja desobrigado de manter um serviço próprio , ele deverá contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA. Embora a Norma Regulamentadora não especifique, as atribuições estabelecidas para a gerência do PPRA nos mostram que ele deverá estar sob a coordenação de um Engenheiro de Segurança do Trabalho (As atribuições dos Engenheiros de Segurança do Trabalho estão na Resolução nº359 do CONFEA, de 31 de julho de 1991).
7) A CIPA pode elaborar o PPRA ?R: Não. A CIPA pode e deve participar da elaboração do PPRA, discutindo-o em suas reuniões, propondo idéias e auxiliando na sua implementação. Entretanto, o PPRA é uma obrigação legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta.
8) O PPRA é um documento que deverá ser apresentado à fiscalização do Ministério do Trabalho ?R: Não. O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA é apenas um roteiro das ações a serem empreeendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente documento-base mas as medidas não estiverem sendo implementadas e avaliadas, o PPRA, na verdade, não existirá.9) O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO ?R: Sendo programas de caráter permanente, eles devem coexistir nas empresas e instituições, com as fases de implementação articuladas. No primeiro ano, entretanto, o PPRA deverá estar na frente para servir de subsídio ao PCMSO. Observe a "letra da lei": NR-7, ítem 7.2.4 - O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR."10) O PPRA e o PCMSO abrangem todas as exigências legais e garantem a segurança e saúde dos trabalhadores ?R: Não, de forma alguma. Veja, de novo, a "letra da lei": NR-9, ítem 9.1.3 - O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7." As Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho estão disponíveis na página oficial do Ministério do Trabalho, que está no seguinte endereço: http://www.mtb.gov.br/
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1) Afinal, o que é PPRA ?R: PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras da CLT (NR-9), sendo a sua redação dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.2) Qual o objetivo do PPRA ?R: Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.3) Quais são os riscos ambientais ?R: Para efeitos do PPRA, os riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde dos trabalhadores.4) Na prática, que agentes de riscos são esses ?R: Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes.Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratória, através da pele ou por ingestão.Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.5) Quem está obrigado a fazer o PPRA ?R: A elaboração e implementação do PPRA é obrigatória para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Não importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomínio, uma loja ou uma planta industrial, todos estão obrigados a ter um PPRA, cada um com sua característica e complexidade diferentes.6) Quem deve elaborar o PPRA ?R: A princípio o próprio Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT da empresa ou instituição. Caso o empregador esteja desobrigado de manter um serviço próprio , ele deverá contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA. Embora a Norma Regulamentadora não especifique, as atribuições estabelecidas para a gerência do PPRA nos mostram que ele deverá estar sob a coordenação de um Engenheiro de Segurança do Trabalho (As atribuições dos Engenheiros de Segurança do Trabalho estão na Resolução nº359 do CONFEA, de 31 de julho de 1991).
7) A CIPA pode elaborar o PPRA ?R: Não. A CIPA pode e deve participar da elaboração do PPRA, discutindo-o em suas reuniões, propondo idéias e auxiliando na sua implementação. Entretanto, o PPRA é uma obrigação legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta.
8) O PPRA é um documento que deverá ser apresentado à fiscalização do Ministério do Trabalho ?R: Não. O PPRA é um programa de ação contínua, não é um documento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA é apenas um roteiro das ações a serem empreeendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente documento-base mas as medidas não estiverem sendo implementadas e avaliadas, o PPRA, na verdade, não existirá.9) O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO ?R: Sendo programas de caráter permanente, eles devem coexistir nas empresas e instituições, com as fases de implementação articuladas. No primeiro ano, entretanto, o PPRA deverá estar na frente para servir de subsídio ao PCMSO. Observe a "letra da lei": NR-7, ítem 7.2.4 - O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR."10) O PPRA e o PCMSO abrangem todas as exigências legais e garantem a segurança e saúde dos trabalhadores ?R: Não, de forma alguma. Veja, de novo, a "letra da lei": NR-9, ítem 9.1.3 - O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7." As Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho estão disponíveis na página oficial do Ministério do Trabalho, que está no seguinte endereço: http://www.mtb.gov.br/
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COMO ELABORAR UM PPRA
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS
AMBIENTAIS - PPRA
INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO
APRESENTAÇÃO
O programa PPRA está estruturado em 4 (quatro) fases principais:
· 1º FASE : Identificação e reconhecimento dos riscos (Documento-base);
· 2º FASE : Avaliação quantitativa de exposição;
· 3º FASE : Medidas de controle propostas;
· 4º FASE : Monitoramento da exposição aos riscos ambientais e
avaliação da eficácia das medidas de controle implantadas.
Obs.: Cada FASE é constituída por um checklist e um texto para relatório.
· 1º FASE - ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO-BASE
1. Clique em CHECKLIST I - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST I – PPRA (19 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA-DOC.BASE para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do documento-base. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS
Nesta seção do documento-base são oferecidas duas opções de redação:
a. no ambiente avaliado não existe aquele tipo de risco;
b. foi encontrado aquele tipo de risco no ambiente de trabalho avaliado.
OBS.: I. Se você fizer a opção “a”, selecione e delete o texto alternativo,
deletando inclusive as informações complementares sobre as
fontes de risco e a relação de postos de trabalho com exposição;
II. Se você fizer a opção “b”, selecione e delete a alternativa “a”.
Não esqueça de preencher as informações sobre as fontes
geradoras de risco, tipo de exposição e a relação de postos
de trabalho com exposição ao agente, entre outros dados.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha
· 2º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE EXPOSIÇÃO
1. Clique em CHECKLIST II - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST II – PPRA (09 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL II para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. CONCLUSÕES DO RELATÓRIO
Nesta seção do Relatório de Avaliação Quantitativa de Exposição são oferecidas duas opções de redação:
a. nos postos de trabalho analisados não foram ultrapassados os
Limites de Tolerância para aquele tipo de risco;
b. foram ultrapassados os Limites de Tolerância para aquele tipo de risco em alguns postos de trabalho analisados.
OBS.: I. Se você fizer a opção “a”, selecione e delete o texto alternativo,
deletando inclusive as informações complementares sobre as
fontes de risco e a relação de postos de trabalho com exposição;
II. Se você fizer a opção “b”, selecione e delete a alternativa “a”.
Não esqueça de preencher as informações sobre as fontes
geradoras de risco, tipo de exposição e a relação de postos
de trabalho com exposição ao agente, entre outros dados.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.
· 3º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS
1. Clique em CHECKLIST III - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST III – PPRA (25 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL III para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. MEDIDAS DE CONTROLE: ALTERNATIVAS DE CORREÇÃO
Nesta seção do Relatório são oferecidas diversas alternativas para eliminação e/ou atenuação da exposição aos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho analisado. Escolha as alternativas viáveis e negocie com a empresa o prazo para a sua implantação.
* Obs.: Selecione com o mouse e delete as alternativas inviáveis.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.
· 4º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DAS MEDIDAS DE CONTROLE IMPLANTADAS
1. Clique em CHECKLIST IV - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST IV – PPRA (22 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL IV para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada
campo do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS
Nesta seção do Relatório analise quais as medidas propostas foram realmente implantadas e avalie sua eficácia em eliminar e/ou atenuar a exposição aos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho analisado.
· Obs.: Negocie com a empresa, se necessário, novos prazos para
regularização das condições ainda insatisfatórias.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.
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AMBIENTAIS - PPRA
INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO
APRESENTAÇÃO
O programa PPRA está estruturado em 4 (quatro) fases principais:
· 1º FASE : Identificação e reconhecimento dos riscos (Documento-base);
· 2º FASE : Avaliação quantitativa de exposição;
· 3º FASE : Medidas de controle propostas;
· 4º FASE : Monitoramento da exposição aos riscos ambientais e
avaliação da eficácia das medidas de controle implantadas.
Obs.: Cada FASE é constituída por um checklist e um texto para relatório.
· 1º FASE - ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO-BASE
1. Clique em CHECKLIST I - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST I – PPRA (19 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA-DOC.BASE para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do documento-base. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS
Nesta seção do documento-base são oferecidas duas opções de redação:
a. no ambiente avaliado não existe aquele tipo de risco;
b. foi encontrado aquele tipo de risco no ambiente de trabalho avaliado.
OBS.: I. Se você fizer a opção “a”, selecione e delete o texto alternativo,
deletando inclusive as informações complementares sobre as
fontes de risco e a relação de postos de trabalho com exposição;
II. Se você fizer a opção “b”, selecione e delete a alternativa “a”.
Não esqueça de preencher as informações sobre as fontes
geradoras de risco, tipo de exposição e a relação de postos
de trabalho com exposição ao agente, entre outros dados.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha
· 2º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DE EXPOSIÇÃO
1. Clique em CHECKLIST II - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST II – PPRA (09 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL II para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. CONCLUSÕES DO RELATÓRIO
Nesta seção do Relatório de Avaliação Quantitativa de Exposição são oferecidas duas opções de redação:
a. nos postos de trabalho analisados não foram ultrapassados os
Limites de Tolerância para aquele tipo de risco;
b. foram ultrapassados os Limites de Tolerância para aquele tipo de risco em alguns postos de trabalho analisados.
OBS.: I. Se você fizer a opção “a”, selecione e delete o texto alternativo,
deletando inclusive as informações complementares sobre as
fontes de risco e a relação de postos de trabalho com exposição;
II. Se você fizer a opção “b”, selecione e delete a alternativa “a”.
Não esqueça de preencher as informações sobre as fontes
geradoras de risco, tipo de exposição e a relação de postos
de trabalho com exposição ao agente, entre outros dados.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.
· 3º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS
1. Clique em CHECKLIST III - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST III – PPRA (25 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL III para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada campo
do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. MEDIDAS DE CONTROLE: ALTERNATIVAS DE CORREÇÃO
Nesta seção do Relatório são oferecidas diversas alternativas para eliminação e/ou atenuação da exposição aos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho analisado. Escolha as alternativas viáveis e negocie com a empresa o prazo para a sua implantação.
* Obs.: Selecione com o mouse e delete as alternativas inviáveis.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.
· 4º FASE - ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO SOBRE MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DAS MEDIDAS DE CONTROLE IMPLANTADAS
1. Clique em CHECKLIST IV - PPRA e abra o arquivo;
2. Imprima o CHECKLIST IV – PPRA (22 páginas). Para isso, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
3. Após imprimir o checklist, vá até a empresa e colete os dados e as informações necessárias para o seu completo preenchimento;
4. Preenchido o checklist, retorne ao programa e clique em PPRA–REL IV para abrir o arquivo;
5. Após abrir o arquivo, digite os dados e informações coletadas em cada
campo do relatório. Preencha todos os campos.
ATENÇÃO!
a. Digitando como no WORD comum, você poderá introduzir os dados e as informações coletadas com o checklist assim como poderá personalizar o seu próprio texto;
b. Para suprimir palavras ou parte do texto, selecione com o mouse e aperte a tecla DELETE;
c. Para suprimir uma linha de uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/EXCLUIR CÉLULAS/EXCLUIR LINHA INTEIRA e dê OK;
d. Para acrescentar uma linha em uma tabela, posicione-se com o mouse na linha da tabela e clique em TABELA/INSERIR LINHAS;
6. MEDIDAS DE CONTROLE PROPOSTAS
Nesta seção do Relatório analise quais as medidas propostas foram realmente implantadas e avalie sua eficácia em eliminar e/ou atenuar a exposição aos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho analisado.
· Obs.: Negocie com a empresa, se necessário, novos prazos para
regularização das condições ainda insatisfatórias.
7. RESPONSÁVEL TÉCNICO
Prencha os campos com seu nome, número de inscrição no Conselho Regional e/ou do Registro no Ministério do Trabalho, data e local.
8. VISUALIZAÇÃO DA IMPRESSÃO
Antes de imprimir, verifique se as configurações das páginas estão corretas. Clique em ARQUIVO/VISUALIZAR IMPRESSÃO. Se necessário, faça as devidas correções no texto. Se estiver tudo correto, clique em FECHAR.
9. IMPRESSÃO
Para imprimir, clique em ARQUIVO/IMPRIMIR. Selecione a impressora e o número de cópias e dê OK;
10. ASSINATURA E RUBRICAS
Após imprimir cópias do documento-base, não esqueça de assinar na última página e rubricar folha por folha.
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